No Brasil o crime compensa? Anuladas todas condenações de José Dirceu
- douglas danilo
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Gilmar Mendes, anulou as condenações do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu na operação Lava Jato.

Condenado em 2016, Dirceu teria de cumprir 23 anos e três meses de cadeia por:
corrupção passiva;
lavagem de dinheiro;
organização criminosa.
A anulação das condenações de José Dirceu, ex-ministro e figura central do PT, transmite uma mensagem às futuras gerações.
No Brasil o crime compensa
Desconfiança nas Instituições e Sensação de Impunidade
Por outro lado a população tem a percepção de que os políticos não são responsabilizadas por seus atos, e alimenta a descrença nas instituições, além reforçar que o pais tem um sistema de justiça seletivo.
O povo Brasileiro enxerga o judiciário como ineficiente e desigual.
As solturas dos companheiros de Dircel, Luiz Inácio da silva e Antônio Paloci com malabarismos jurídicos, foram amplamente divulgadas pelas mídias jornalísticas.
A mudança do entendimento sobre a Prisão em segunda estancia liberou da prisão condenados de colarinho branco, bem como milhares de traficantes que foram beneficiados com a liberdade, e a sociedade esta pagando o preço com o aumento vertiginoso da criminalidade.
Vale ressaltar que não se trata solturas provenientes de comprovações de inocência por parte das defesas, mas de malabarismos jurídicos e mudanças nas intepretações da lei.
Como explicar isso as futuras gerações?
Como explicar essas aberrações a comunidade internacional e aos investidores?
Politização do Judicialização
A reversão das condenações de José Dirceu também revela as consequências da politização do Judiciário, a união da justiça com um espectro ideólogo e com um dos poderes o que cria desequilíbrio entre o estado de direito e a divisão das casas.
A judicialização excessiva da política acaba com a legitimidade do poder judiciário, o reflexo disso poder ser visto na sociedade civil, pesquisa da FGV apurou que apenas 40% dos brasileiros confiam no poder judiciário.
Democracia
Se por um lado a impunidade é um grave problema, ela permiti que criminosos sejam opção nos pleitos eleitorais o que por se só mancha as eleições e rebaixa o debate para o nível de troca de acusações.
Decisões judiciais onde ocorrem abusos deixam um recado que nem todos são iguais perante a lei o que enfraquece a democracia.
Quando Judiciário se torna um espaço de perseguição política a republica perde sua razão de existir.
O Judiciário tem de ser capaz de revisar e corrigir erros ou ate mesmo reverter decisões passadas, porem essas decisões devem ser embasadas na lei.
O devido processo legal deve ser sempre respeitado, para evitar abusos de poder e garantir direitos fundamentais.
O caos jamais poderá ser uma opção se almejamos um pais civilizado, quando o poder esta concentrado e uma única figura, ou 11 ministros, estamos abrindo as portas para a barbarei.
fonte da pesquisa link
Comments