Falta de insulina no SUS
- douglas danilo
- 26 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2024
Falta de insulina nas Farmácias Populares e no SUS: Um Impacto Devastador para os Mais Pobres

foto gov.br
A escassez de insulina nas Farmácias Populares e em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se tornado uma realidade preocupante no Brasil, afetando milhões de pessoas que dependem desse medicamento essencial para o controle do diabetes.
A escassez de insulina nos postos de saúde força as pessoas a procurarem farmácias, onde o preço da caneta de 3ml varia entre 50 e 150 reais, a depender da marca e do tipo de diabetes. A denúncia feita pelo Jornal da Band nesta semana revelou a falta de insulina no SUS, devido a um contrato estabelecido pelo governo com um fabricante em Minas Gerais. Viver com diabetes significa enfrentar uma rotina de incertezas, e pacientes que dependem do SUS para obter medicamentos relatam deixar os postos sem nada nas mãos.
A importância da insulina
O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no Brasil, e a insulina é um medicamento essencial para milhões de pessoas que vivem com a forma tipo 1 ou tipo 2 da doença. Sem insulina, o corpo não consegue metabolizar a glicose de maneira adequada, levando a complicações graves como insuficiência renal, amputações, cegueira e até mesmo à morte.
Lula corta R$ 4,4 bilhões da Saúde
O corte de verbas, o maior do ano, visa ajustar as contas públicas e cobrir parte do déficit fiscal causado pelos gastos do governo.
O ministério da saúde, já marcado por escândalos de transplantes contaminados com AIDS, número recorde de mortes indígenas e de casos de dengue, agora enfrenta uma crise pela escassez de insulina.
A saúde é um direito universal, a insulina não pode ser um privilégio.
fonte
Kommentare