A dor da fome, O Impacto Devastador da Inflação dos Alimentos para os Mais Pobres
- douglas danilo
- 25 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Preço de alimentos já sobe mais que o dobro da inflação este ano.

foto ceasa Simões filho
Os preços dos alimentos consumidos nos domicílios das famílias brasileiras vêm subindo acima da inflação Segundo matéria publicada pela Folha de SP, famílias com renda domiciliar muito baixa (menos de R$ 2.105,99 por mês), a inflação acumulada em 12 meses subiu de 4,34% em setembro para 4,99% em outubro.
Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram são os pobre que enfrentam as maiores pressões inflacionárias.
O mal do governo lula no bolso das pessoas
A inflação é um problema que afeta a economia como um todo, mas a alta nos preços dos alimentos é particularmente cruel para as famílias mais pobres. Quando os preços dos produtos mais básicos sobem, compromete qualidade de vida a segurança alimentar e aumenta as desigualdade social.
O Peso Desproporcional nos Orçamentos Familiares
Para famílias mais pobres, os alimentos representam uma parcela significativa do orçamento. Famílias de baixa renda destinam mais da metade de sua renda ao supermercado. Quando esses preços sobem e os ganhos dos mais vulneráveis não acompanham acaba por comprometer uma renda que já é baixa – o que muitas vezes resulta em fome ou desnutrição.
A Escolha Entre Comer e Outros Itens Essenciais
A inflação nos alimentos força escolhas como decidir colocar comida na mesa em detrimento de contas como agua e energia e cortam o lazer em família, as pessoas vivem em modo de sobrevivência, sem possibilidade de melhorar de vida o governo lula condena o brasileiro a viver em favelas, afundadas em mediocridade e insegurança alimentar. O aumento nos preços dos alimentos compromete a dignidade e a qualidade de vida como um todo.
Impactos na Saúde e no Desenvolvimento
É comprovado que a baixa qualidade na alimentação prejudica o desenvolvimento intelectual dos jovens em desenvolvimento, consequência de quase 16 anos de PT no governo federal é uma juventude que não consegue interpretar um texto e tem grave deficiência de concentração . A alta nos preços dos alimentos também tem impactos diretos na saúde. Quando as famílias não tem acesso a frutas e verduras, e são obrigados a recorrer a alimentos ultra processados mais baratos, sofrem com o enfraquecimento do sistema imunológico e aumenta os riscos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Qual a solução imediata
Enfrentar o problema da inflação dos alimentos é urgente, mas infelizmente essa pauta não é de interesse do governo federal, que se concentra em narrativas e cortinas de fumaça.
O primeiro ato seria expurgar a esquerda dos três poderes da republica, um governo de direita responsável e austero se concentraria em aumentar a produtividade do pais o que baixaria os preços além de criar oportunidades de negócios e novos empregos.
Liberdade econômica, corte imediatos de impostos e inceptivos ficais a empresas internacionais o que reduziria o preço do dólar e traria investimentos estrangeiros.
A estabilidade jurídica dos governos de direita e o combate a criminalidade traria tranquilidade e um ambiente de negocio o que levaria o Brasil para um novo patamar assim como o presidente Milei esta fazendo na Argentina.
Enquanto o Brasil estiver preso a esses governos comunistas, estatizantes e corruptos, estaremos fadados a insegurança alimentar.
fontes
Comentários